sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Pérolas do Cancioneiro Popular

Já que fomos obrigados a ler ISSO aí embaixo, resolvi começar a "publicar" as letras bilus. Começo, obviamente, pela primeira composição , "Zero em Química" de Pio e Toré (1988). Paralelamente vou postar curiosidades sobre cada música e cada letra.

Zero em Química
Autores : Pio / Toré
1988


Vou tirar zero em química
Vou me matar
Vou morrer

Vou pra Bahia
Fazer colar de concha
Eu vou

Vou dormir na praia eu vou
Vou comer Siri
Vou caçar lagosta eu vou REFRÃO
Quem sabe um tambaqui (lambari)
Iiiiiiiihhhhh.....

Mas não me arrependo
Tirar zero é melhor que estudar
Caminhando vou feliz
Com minha nota comemorar

Refrão

Lá-lá-lá-lá-lá
Lá-lá-lá-lá-lá-lá-lá CÔRO DE CRIANCINHAS FELIZES
Lá-lá-lá-lá-lá
Lá-lá-lá-lá-lá-lá-lá...



Um marco na trajetória Bilu. 1ª música escrita pela dupla PIO-TORÉ, e também a 1ª música Bilu ! Composta em uma tarde de “estudo” (provavelmente no mês de setembro ou outubro, dada a proximidade do vestibular) na casa do Galo Galinha Galote, na Selva de Pedra, Leblon. Pio ao piano de Dona Ana Maria, mãe do Galote e Toré ao violão. A inspiração da letra veio do desespero de Cheval, que declarou : “Desisto de estudar ! Não vou passar nesse vestibular nunca ! Vou tirar zero em química ! Vou me matar ! Vou morar na Bahia e vender colar de concha pra viver, junto com os hippies na praia !!”. Estavam presentes, além dos autores, Cheval, Patrícia, Galo GG e Andrés. Inclusive, ao término da composição, Andrés reclamou sua co-autoria na música por ter supostamente “dado a idéia da lagosta”, fato não comprovado na gravação feita no mesmo dia e local. Destaca-se na música o côro de criancinhas felizes cantando o lá-lá-lá-lá-lá no fim da música , em uma clara referência à idade mental dos Bilus na época (e até hoje...).
Cifras

Parte A

C F Dm G (2X)

Refrão

Am F (3 X)
G G

3 comentários:

  1. Tore, voce ainda esqueceu de mencionar que Cheval pegou o telefone e ligou pra qualquer numero, desesperado, gritando que nao ia passar em quimica, que ia tirar 0, etc etc...

    Esse episodio tambem me fez lembrar do DECOREX do Cheval... mas isso vale um post especial...

    ResponderExcluir
  2. É verdade ! Tinha me esquecido ! Só não tenho certeza se esse telefonema foi no mesmo dia da composição ou em algum outro dos milhares de dias em que fingíamos que íamos estudar...AHAHAHAHHAH !! Eu tb tinha um monte de decorex ! Era um desespero!

    ResponderExcluir
  3. Ha Ha Ha!! Lembro tambem dando um chute no decorex ao sair do Santa Ursula depois da ultima prova do vestibular da UFRJ.... foi taaaaaaaao engracado!!!!

    ResponderExcluir