segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Pérolas do Cancioneiro Popular II


Pêra
Autores : Pio / Toré
1990


Pêra
Menino quadrado, filho de Jesus
Menino sagrado
Menino peludo, filho de Tarzan
Menino gorila
Quero pera ontem, hoje e amanhã
Amanhã

Dá uma Pêra aí
Eu quero pêra
Dá uma Pêra aí
Eu quero pêra

Me dá uma pêra que é filho de Jesus
Irmão de um cachorro
Namorado de Marçã

Pera-ra-iá laiá laiá laiá
Pera-ra-iá laiá laiá laiá

Pê-pê-pê-pê-pê Pêra
Pê-pê-pê-pê-pê Pêra

Pêra
Luta judô é filho do Cristo Redentor
E luta aikidô
Ele é meu amigo, é meu camarada
Tá sempre na feira
Chora quando ri, parece o Moreira
Moreira

Parece com o Moreira
Ele é o Pêra
Vitamina A
Ele é o Pêra

Ele é o Pêra que é filho de Jesus
Irmão de um cachorro
Namorado de Marçã

Pera-ra-iá laiá laiá laiá
Pera-ra-iá laiá laiá laiá

Pê-pê-pê-pê-pê Pêra
Pê-pê-pê-pê-pê Pêra


"O mar quando quebra na praia
É bonito, é bonito !
Ensaboa mulata, ensaboa
Ensaboa, estou ensaboando
Vida de nêgo é difícil
É difícil como o quê..."


A música “Pêra” , da dupla Pio-Toré, foi composta em 1990 em homenagem a Bernardo Ortega, irmão de Mauricio Ortega, o famoso Cachorrinho. Em dado momento nos históricos dias vividos entre 1978 e 1988 no Colégio de Aplicação da UFRJ, Pio e Toré, observavam a “fauna” escolar passando diante de seu olhos, quando um dos dois falou : “O Bernardo é meio quadrado né ?” , no que o outro retrucou :”Quadrado ? Careta ? “, “Não ! É meio quadrado, em forma de quadrado !” . Pio, pensativo e após alguns segundos, disse : “É quadrado, mas a cabeça tem formato de pêra !”. E assim surgiu a idéia de uma música em homenagem a tão carismático cidadão. Outros personagens aparecem na letra : Jesus / Cristo Redentor (o pai de Pêra que fora visto andar por sobre as águas certa vez, com sua polpuda barba ruiva...); Marçã (Marcela) namorada de Bernardo àquela época; Moreira , o então governador Moreira Franco, que, assim como Pêra, quando ria parecia estar chorando; e, é claro, o Cachorro, seu irmão Mauricio. Além dos personagens é também citado o Aikidô , arte marcial na qual o clã dos Ortega é faixa preta !Judô foi apenas para rimar com Aikidô, já que Pêra jamais praticou tal luta. Fala-se ainda em “menino peludo” e “menino-gorila” em uma alusão à “modesta” quantidade de pêlos no corpo de nosso protagonista. Quanto à gravação da música, destacam-se o côro das baianas bilus, o trompete desafinado mexicano de Babolé, e a participação vocal de Pio no final da música, fazendo uma homenagem emocionante ao grande Dorival Caymi e tocando um surdo que fenomenalmente não entra certo em nenhum tempo ! Como a música foi composta na casa de outro Bernardo, o Araújo, jornalista e famoso Digbão (também tema de música), este sempre reivindicou sua participação na composição, mas é apenas uma lenda... (post com colaboração de Mauricio "Cachorrinho")
Cifras

Parte A

D D A A(3X)

Parte B

G G D D (2 X)
G A D D (2X)

Baianas

D G A D (2 X)

Pê-pê-pê-pê-pê-pê-ra

D D A A (2X)

6 comentários:

  1. Excelente!!!!!!!!! ha ha ha!! A descricao de como a musica foi composta eh sensacional!!! Eu participei das "baianas bilus"??? acho que sim, mas nao tenho certeza...

    Continue postando as musicas!!!! Inclusive as novas... ;o))))

    ResponderExcluir
  2. Vc participou sim ! Vc, Renata e Luisa Olinto. Acho que eu , Julio e Galo tb fazemos vozes de baianas em falsete ! Bons tempos aqueles !

    ResponderExcluir
  3. Excelente resenha. Esses anos todos e eu nem sabia dessas estórias. Bom trabalho!

    ResponderExcluir
  4. e a música pra baixar? Cadê?
    Quero a versão com o Pio nos vocais!

    ResponderExcluir
  5. Pio nos vocais de Pêra nunca houve...O Pio canta Pituca ! A música já está no grupo do Yahoo...O Julio colocou todas lá.

    ResponderExcluir
  6. Bons tempos mesmo!!! Lembro bem do dia que eu fui la no seu estudio na praia do flamengo pra gravar... foi beeeem legal!!!!! Acho que voces deveriam mesmo gravar as musicas novas... sao sensacionais!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    :o)))

    ResponderExcluir